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Serviços de inteligência de negócios estão se movendo para a nuvem
(cloud), e as pequenas e médias empresas tendem ir atrás destes serviços.
Soluções de Inteligência de Negócio costumavam ser o tipo de suíte de aplicações e
softwares para business intelligence & analitycs de domínio exclusivo de grandes
empresas. Estas ferramentas e suas plataformas de software, que muitas vezes exigiam
semanas de integração e um departamento especial de analistas altamente capacitados para
interpretar sua produção oracular, eram caras e desenvolvidas por grandes empresas como
a IBM, SAP etc… Bom, agora tudo esta mudado, pois ferramentas de software para analise
de negócios (Business Inteligence & Analitycs) estão ajudando a reter clientes, contando
agora com soluções nas nuvens (como por exemplo a GoodData, BIME, Birts, Roambi,
Tableau, Qlikview etc.) alcançando quase todas as empresas (de portes diversos),
trazendo inteligência de negócios para elas.Asstartups por trás desses serviços prometem
colocar análise complexa ao alcance de donos de pequenos negócios, sem custar-lhes
centenas de milhares de reais. Elas também podem oferecer uma vantagem competitiva muito
significativa através de serviços como a modelagem preditiva, gráficos interativos e
visualização de dados. Então, se você queria comparar sua empresa com seus maiores
concorrentes, ou desenvolver métricas sobre o desempenho de sua equipe de vendas, estes
tipos de serviços agora estão ao seu alcance e podem triturar os números para você, sem
que você tenha que contratar uma equipe de analistas ou algo deste tipo.
Pesquisando avidamente sobre o tema (a fim de ter mais conteúdo armazenado sobre o
assunto) descobri esta sumidade: Mr. Fred Shilmover! Ele disse recentemente em uma
entrevista: “Nós temos o poder de executar a análise de nós mesmos, com as ações
automáticas de 400 querys relacionadas a vendas e marketing”. Fred é fundador e
executivo-chefe da InsightSquared, uma startup de serviços de business intelligence na
nuvem, situada em Cambridge, Massachusetts. Fundada em 2010, tem cerca de 75
funcionários e já fechou US $ 13,5 milhões em negócios desde de sua fundação.
O mercado de análise de negócios atualmente é de cerca de US $ 14 bilhões, de acordo com
o Gartner. Ele é dominado por empresas como IBM, Qlik (dona da solução Qlikview)
Microsoft, Oracle, SAP, algo que para nós não é nenhuma novidade.
Enquanto isso, há uma grande demanda por produtos que podem analisar grandes conjuntos
de dados e esta demanda se reforça com os líderes dessa área fazendo negócios e dizendo
que a análise de dados é fundamental para seu próprio sucesso!
Porém, as empresas menores citadas por mim neste artigo, estão prevendo uma queda na
demanda por soluções dos lideres deste mercado. Estas empresas menores possuem soluções
que podem integrar (e eu já fiz e vi várias vezes in loco!) o seu software com os dados
de back-end de uma empresa dentro de um dia, e às vezes em questão de horas. A Qlikview
é uma das soluções deste porte mais conhecida por estas bandas e vem fazendo este tipo
de integração e entrega tipo fastfood (porem com muita qualidade) a tempos!
O custo, uma vez que ele é baseado em software como um serviço, ao invés de licença de
software adquirida pelos métodos tradicionais, é bastante acessível também, girando em
torno de US $ 65 e US $ 95 por usuário/mês, variando de acordo com o número de usuários
e funcionalidades escolhidas.
Monetate, uma startup com cerca de 200 funcionários, localizada na Filadélfia, usou
InsightSquared por cerca de um ano. A empresa oferece ferramentas de software que ajudam
outras empresas a criar campanhas de marketing melhores através de e-mail, sites web e
aplicativos mobile. Jonathan Hill, diretor de operações de vendas da Monetate, disse:
“InsightSquared ajudou a minha empresa a se conhecer e detalhar seu próprio processo de
vendas, para identificar áreas que precisavam de mais atenção.Com isto, economizamos US$
80.000 dólares nos primeiras semanas!!! Ela está nos fazendo mais inteligente no
planejamento estratégico, e estamos agora fazendo investimentos em áreas que estavam
crescendo pouco!”, diz Hill.
A tendência para a nuvem (leia-se cloud) vem ganhando terreno já ha algum tempo. A Levie
Inc., startup fundada pelo Empreendedor do Ano (Forbes de 02/2014) Aaron Levie, pode
atestar isto. Em maio deste ano, ele conseguiu uma grande vitória, quando a General
Electric disse que seus 300 mil funcionários em 170 países iriam começar a usar os
serviços dele para o armazenamento e colaboração de dados. Enquanto isso, o mercado que
agora esta em brasa, tem olhado com bons olhos alguns “novatos” em nuvem como a Zendesk,
cujo preço das ações no primeiro dia de bolsa, saltaram 50% por cento.
Ainda assim, alguns especialistas sugerem uma retração nos gastos de tecnologia nos
próximos anos, e eu digo: “Se você olhar para a nuvem, verá que escalada deste tipo de
serviço é lenta, mas é algo que vem crescendo rapidamente no mercado de pequenas e
médias empresas, e de fato era uma tendência, mas agora virou realidade, e será o nosso
futuro! Se você tem uma empresa de serviços de tecnologia, consultoria e ou é um
integrador de soluções, eu digo de novo: Prepare-se, pois seu cliente vai migrar para a
nuvem com você ou sem você.
Marcio Lins – Diretor de Negócios da RedMaxx Consultoria
Linkedin: http://lnkd.in/2Mn2k
Sobre a Red Maxx
Somos uma empresa que tem como principal valor a qualidade do trabalho que fazemos, por isso buscamos crescer de forma consolidada, sem perder a qualidade que faz da RedMaxx referência em design e visualização de dados para Business Intelligence.
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