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A competição de estratégias é apenas uma das batalhas na guerra dos provedores de serviços na nuvem

Não é novidade dizer que há uma batalha feroz entre os provedores de soluções em nuvem (cloud) e que a concorrência entre eles tem se acirrado a cada dia. A Amazon esta realizando cortes regulares de preços a fim de não permitir o avanço de Google e Microsoft em seus clientes. Google e Microsoft, tem direcionado equipes inteiras para pensar em estratégias e produtos para nuvem (cloud). Estes três são os maiores deste mercado, e as regras dele e suas tendências, acabam sendo ditadas por eles. Porém, muito facilmente estes lideres tem conseguido modelar e remodelar suas estratégias, testando no mercado mundial a eficácia delas, contando com um custo baixíssimo comparado aos seus concorrentes. Isto só possível pois empresas como a Google e Microsoft, que já tinham uma incrível infraestrutura de datacenter, e que agora direcionam parte desta (de forma fácil e rápida ) para os serviços de nuvem (cloud), estão anos –luz a frente dos seus concorrentes no aspecto datacenter e marketshare.

Falando ainda dos três grandes, a Amazon está na liderança com seu portfólio de serviços na nuvem (cloud), seguida de perto pela Microsoft e Google. Hoje as opções de compra são imensas, ainda mais com a possibilidade de incluir softwares já conhecidos e respeitados pelo grande publico. Sabem porque software agora? Por que software é um negócio que tem alta margem de lucro.

O maior desafio para qualquer um que queira concorrer e incomodar Amazon, Google ou Microsoft, é ter que se igualar em nível e qualidade de produtos ofertados, infraestrutura, escala e eficiência, para após isto chegar ao nível de preço cobrado por eles! Só assim passará a ser competitivo…É por isso que nós vimos a Rackspace ajustar a sua estratégia, focando no aspecto de “gestão de hospedagem” em vez de tentar competir diretamente em computação, armazenamento e rede, apesar de possuir datacenters em todo o mundo. Ir atrás de desenvolvedores para criar múltiplos serviços e soluções é uma outra maneira de se diferenciar. Fornecer um modelo de implantação rápida e simples, como tem feito a Digitalocean, que tem crescido sua base de clientes de forma muito rápida, é uma forma de se destacar também. Mas não se pode dizer que a Amazon, Google Microsoft tem ignorado o que os outros tem feito. Tanto é que Google e Microsoft têm fortes conexões em as comunidades de desenvolvedores, além de estar constantemente ouvindo consultores “freelances” do mercado.

Agora eu pergunto: Qual é o lugar dos outros concorrentes em nuvem (cloud)? Analiso que tais empresas devem diferenciar-se de forma rápida e clara, oferecendo algo maior e mais competitivo…e logo! Localização parece ser parte da estratégia para a IBM / Softlayer, combinada com a sua vocação de berço para analise de dados, combinando isto com a linha de software Watson e afins. E quanto a Verizon, HP, CA, VMware, Cisco e Oracle? Estes “players” ainda têm que pensar a forma como pretendem se diferenciar neste mercado, e que eles precisam fazer isto mais cedo ou mais, com o risco de serem deixados para trás. A guerra é travada em muitas frentes diferentes, concentrando-se em uma única batalha que não vai acabar bem para a maioria.

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3 Comentários
Adam Smith

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