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Não é novidade dizer que há uma batalha feroz entre os provedores de
soluções em nuvem (cloud) e que a concorrência entre eles tem se acirrado a cada dia. A
Amazon esta realizando cortes regulares de preços a fim de não permitir o avanço de
Google e Microsoft em seus clientes. Google e Microsoft, tem direcionado equipes
inteiras para pensar em estratégias e produtos para nuvem (cloud). Estes três são os
maiores deste mercado, e as regras dele e suas tendências, acabam sendo ditadas por
eles. Porém, muito facilmente estes lideres tem conseguido modelar e remodelar suas
estratégias, testando no mercado mundial a eficácia delas, contando com um custo
baixíssimo comparado aos seus concorrentes. Isto só possível pois empresas como a Google
e Microsoft, que já tinham uma incrível infraestrutura de datacenter, e que agora
direcionam parte desta (de forma fácil e rápida ) para os serviços de nuvem (cloud),
estão anos –luz a frente dos seus concorrentes no aspecto datacenter e marketshare.
Falando ainda dos três grandes, a Amazon está na liderança com seu portfólio de serviços
na nuvem (cloud), seguida de perto pela Microsoft e Google. Hoje as opções de compra são
imensas, ainda mais com a possibilidade de incluir softwares já conhecidos e respeitados
pelo grande publico. Sabem porque software agora? Por que software é um negócio que tem
alta margem de lucro.
O maior desafio para qualquer um que queira concorrer e incomodar Amazon, Google ou
Microsoft, é ter que se igualar em nível e qualidade de produtos ofertados,
infraestrutura, escala e eficiência, para após isto chegar ao nível de preço cobrado por
eles! Só assim passará a ser competitivo…É por isso que nós vimos a Rackspace ajustar a
sua estratégia, focando no aspecto de “gestão de hospedagem” em vez de tentar competir
diretamente em computação, armazenamento e rede, apesar de possuir datacenters em todo o
mundo. Ir atrás de desenvolvedores para criar múltiplos serviços e soluções é uma outra
maneira de se diferenciar. Fornecer um modelo de implantação rápida e simples, como tem
feito a Digitalocean, que tem crescido sua base de clientes de forma muito rápida, é uma
forma de se destacar também. Mas não se pode dizer que a Amazon, Google Microsoft tem
ignorado o que os outros tem feito. Tanto é que Google e Microsoft têm fortes conexões
em as comunidades de desenvolvedores, além de estar constantemente ouvindo consultores
“freelances” do mercado.
Agora eu pergunto: Qual é o lugar dos outros concorrentes em nuvem (cloud)? Analiso que
tais empresas devem diferenciar-se de forma rápida e clara, oferecendo algo maior e mais
competitivo…e logo! Localização parece ser parte da estratégia para a IBM / Softlayer,
combinada com a sua vocação de berço para analise de dados, combinando isto com a linha
de software Watson e afins. E quanto a Verizon, HP, CA, VMware, Cisco e Oracle? Estes
“players” ainda têm que pensar a forma como pretendem se diferenciar neste mercado, e
que eles precisam fazer isto mais cedo ou mais, com o risco de serem deixados para trás.
A guerra é travada em muitas frentes diferentes, concentrando-se em uma única batalha
que não vai acabar bem para a maioria.
Sobre a Red Maxx
Somos uma empresa que tem como principal valor a qualidade do trabalho que fazemos, por isso buscamos crescer de forma consolidada, sem perder a qualidade que faz da RedMaxx referência em design e visualização de dados para Business Intelligence.
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